terça-feira, 29 de março de 2011

Brincando de fotografar!

 A luz é um dos principais fatores para estruturar uma foto. A partir disso, fiz uma sequência de fotos que representasse como muda uma fotografia com a mudança da luz. A luz externa (do ambiente), oflash da máquina, e uma pequena lanterna foram utilizados como tentativa de modificar a representação de um mesmo objeto diante de um fundo infinito (preto).
 Escolhi quatro fotos, cada uma com a ausência ou não das diferentes luzes:
 A primeira foi com a presença de luz externa e flash enquanto a segunda não houve flash.,mas tinha ainda a luz extena. As mudanças de cores são claras, a com flash é mais viva, tem mais brilho, a outra é mais “opaca”.

Primeira foto: Flash e luz externa


Segunda Foto: Luz externa e sem flash
As outras duas, a terceira e a quarta,  não foi utilizada a luz externa, nem o flash. Nessa parte da "brincadeira", a lanterna foi o diferencial, estando esta presente só na quarta.
A lanterna foi essencial para demonstrar uma diferença de foco dentro da imagem- talvez seja a questão do diafragma, mas ainda sei pouco, não posso afirmar com veemência ;) - o que se observa quando na quarta o objeto só teve sua parte esquerda desenhada(lado em que estava localizada a lanterna). Na terceira o objeto teve alguns detalhes mais marcados, mesmo não utilizando nenhuma luz.
Terceira Foto: Sem flash e sem luz externa
Quarta Foto: Sem flash, sem luz externa e
                       lanterna a esquerda do objeto
Diante de resultados diferentes para uma mesma imagem, só posso concluir que “brincar” com a luz significa obter diferentes fotos para um mesmo cenário.

Um comentário: